0
Quais exames preciso para o diagnóstico correto da doença celíaca?
5.maio.2023Muitas pessoas tem dúvidas sobre Doença Celíaca, e a pergunta mais comum é: Quais exames preciso realizar para ter o correto diagnóstico da doença celíaca?
Ester Benati, vice-presidente da Acelbra/ RS (Associação de Celíacos do Brasil – Rio Grande do Sul) nos ajudará a responder essa questão:
Quais exames eu preciso para o diagnostico correto da doença celíaca, Ester?
“Os exames para doença celíaca são primeiramente feitos no sangue: primeiro dosa a Imunoglobulina IgA e depois Anticorpos.
O mais pedido deles é o anticorpo anti-transmiglutaminase IgA e IgG. Outros médicos pedem também o anticorpo antiendomísio IgA e IgG, anticorpo antigliadina IgA e IgG e anticorpo antigliadina deaminada IgA e IgG. Eles são anticorpos bem específicos da doença celíaca.
Então, a gente segue investigando se há dano intestinal, e para isso é preciso fazer uma endoscopia digestiva alta onde o médico endoscopista vai colher amostras do princípio do intestino delgado.
Ele pode recolher seis amostras ou até mais para verificar se há inflamação nesse forro do intestino que às vezes pode estar bastante alterada.
Alguns médicos usam corante para verificar o lugar bem específico e se há uma inflamação. Pois, a partir dai, um pedacinho do tecido colhido e vai para o patologista analisar se tem as características que se busca na doença celíaca.
A característica principal é uma inflamação grande, uma atrofia das vilosidades intestinais.
Quando esses exames vem positivos e indicativos de doença celíaca, ainda falta uma etapa que é você instituir uma dieta isenta de glúten para o paciente. E então, depois, de seis meses que o profissional vai verificar se essa dieta resultou em melhores de sintomas e em anticorpos que vão diminuindo até quase ficam não reagentes.
Alguns profissionais pedem ainda mais tempo, um ano, para repetir o exame, pois o dano no intestino ainda não foi resolvido. Só depois, dar o diagnostico conclusivo.” Afirma Ester Benati.
Cuidados especiais para celíacos:
Confira com atenção o rótulo de produtos industrializados em geral.
A lei federal nº 10.674 , de 2003, determina que todas as empresas que produzem alimentos precisam informar obrigatoriamente em seus rótulos se aquele produto “CONTÉM GLÚTEN” ou “NÃO CONTÉM GLÚTEN”.
Na Mandala Comidas Especiais todos os produtos são rotulados: NÃO CONTÉM GLÚTEN.
E para maiores informações da tabela nutricional, lista de ingredientes e modo de preparo, acesse os produtos em nosso site: www.mandalacomidas.com.br
Quer provar?
Use o cupom VIMDOBLOG e ganhe 10% de desconto nas suas compras.
Fontes:
Rio sem Glúten – https://www.riosemgluten.com.br/
Acelbra – RS – https://www.instagram.com/acelbrars/ – Instituição sem fins lucrativos com a finalidade de esclarecer sobre as desordens do glúten na vida das pessoas com alergias.