0
8 dicas para organizar uma ceia de fim de ano inclusiva
11.dez.2020Confira algumas dicas para organizar uma ceia de fim de ano inclusiva em que todos possam partilhar à mesa, mesmo com restrições alimentares.
É muito bom compartilhar bons momentos com aqueles que amamos, não é mesmo?
Com a proximidade das festas de fim de ano, esse desejo só aumenta. Principalmente em um ano tão atípico como este.
Devido à pandemia de COVID-19 a recomendação é que fiquemos em casa o máximo possível. É necessário seguir os protocolos de segurança sempre que nos encontrarmos com outras pessoas (saiba mais sobre os cuidados necessários para evitar o COVID-19 aqui).
Talvez você passe as festas de fim de ano em sua casa, apenas com seu núcleo familiar. Mas caso você se reúna com um pequeno grupo para celebrar, lembre-se dos cuidados necessários para que esse encontro seja seguro, certo?
Independente da maneira que você vá passar essas festas, convidamos você a aproveitar o fim de ano com um cardápio bem gostoso e inclusivo, digno das tradicionais ceias. Afinal, depois de tudo o que vivenciamos nestes últimos meses, merecemos uma celebração segura de fim de ano, sem que as restrições alimentares sejam motivo de angústia, preocupação ou impedimento, certo?
Caso goste de cozinhar ou queira aproveitar o ensejo para aventurar-se na cozinha, pode encontrar algumas receitas já adaptadas a todos, apenas cuidando para a contaminação cruzada, caso esteja lidando com alguma alergia alimentar mais severa ou doença celíaca (dê uma olhada na diferença das intolerâncias e alergias mais comuns aqui). Há uma infinidade de opções muito saborosas na hora de tornar sua ceia inclusiva.
Caso não goste de ir pra cozinha, não queira ou não tenha tempo, a Mandala Comidas Especiais pode te dar aquela mão, com pratos principais, acompanhamentos e sobremesas – o nosso Bolo Mousse é o queridinho das festas.
Preparando o grande momento da ceia de fim de ano
Para que todos possam participar desse momento bom de encontro, sem se preocupar com reações indesejadas com alimentos, caso alguém tenha restrição alimentar, separamos algumas dicas para que sua ceia seja inesquecível pelos momentos partilhados:
- Saiba quais são as restrições alimentares daqueles que estarão na ceia. O primeiro passo para organizar o cardápio inclusivo da ceia de fim de ano é se certificar quais serão os alimentos que poderão ser compartilhados entre todos, ou se há algum alimento proibido para alguém. Nesse caso, você pode optar por fazer um cardápio em que todos possam comer de tudo, ou fazer duas versões de receitas, sendo uma delas que a pessoa com restrição alimentar possa comer. Isso vale também para quando uma das pessoas não come determinado alimento por opção, a exemplo de veganos.
- Pense no cardápio para a ceia de fim de ano e no que pode ser preparado com antecedência. O planejamento do cardápio dá mais tempo para pensar nas opções, pesquisar ingredientes seguros, preparar tudo com calma ou até mesmo encomendar um prato ou sobremesa em um local seguro e sem alergênicos… e, com isso, você mantém a ceia de fim de ano inclusiva.
- Não tenha vergonha de falar sobre a restrição alimentar. Quantos de nós já passamos por situações onde nos sentimos acolhidos emocionalmente (fomos ouvidos e a pessoa se preocupou em nos receber), porém, por falta de clareza na comunicação, não pudemos comer o alimento oferecido? Nem todos sabem que o alimento, no caso de um celíaco, além de ser sem glúten, não pode ser assado em um forno contaminado, por exemplo. Portanto, caso você vá participar de uma celebração segura, seja claro quanto às suas restrições alimentares e do quanto a contaminação cruzada pode fazer parte desta refeição.
- Vai receber alguém com restrição alimentar? Tire todas as suas dúvidas sobre a restrição com o seu convidado, sem medo. Caso se sinta inseguro em preparar algo, peça dicas de preparo, ou de onde encomendar alimentos inclusivos, ou até mesmo peça para que a pessoa traga um prato para compartilhar. Peça auxílio quanto às medidas de segurança a tomar, caso a restrição seja alergia, doença celíaca ou uma intolerância mais severa. Se necessário, separe talheres, utensílios de servir, pratos e copos para seu convidado. Lave-os com uma esponja nova e seque com pano de prato limpo antes de receber o convidado. Esses itens devem estar separados pelo tempo que a pessoa estiver em sua casa, caso precise lavar os utensílios. Importante destacar que nem os utensílios e nem esponja e pano de prato devem se misturar aos outros de uso geral. Lembre-se: a pessoa não quer que você prepare tudo, ela quer se sentir acolhida e compartilhar com todos os momentos de celebração de fim de ano.
- Caso opte por um cardápio com itens que não podem ser compartilhados com a pessoa com restrição alimentar, que tal colocar algumas etiquetas ou tags charmosas nos alimentos da ceia de fim de ano, indicando quais os pratos servidos e indicando a ausência do alergênico? Por exemplo: Pavê de chocolate sem leite. Com certeza o convidado vai se sentir bem recebido! A ceia não precisa ser, necessariamente, toda inclusiva. Podem ser servidos alguns pratos inclusivos e outros em que todos possam compartilhar: saladas, sucos, frutas…
- Se você tem alguma restrição alimentar e foi convidado para uma ceia de fim de ano segura, você pode se oferecer para levar um prato incrível, que seja inclusivo e que possa ser partilhado com todos. É uma ótima oportunidade para mostrar o quanto dá pra comer muito bem, mesmo com a restrição.
- Caso vá preparar uma ceia inclusiva e a pessoa com restrição alimentar seja você, lembre-se de elaborar um cardápio que também te agrade. Muitas vezes queremos tanto que os outros comam bem e se sintam satisfeitos que esquecemos de nós. A celebração de fim de ano deve ser boa para todos.
- O mais importante de tudo: o que faz do momento especial é compartilhá-lo com quem a gente ama. A comida faz parte, mas não é a estrela principal.
Com essas dicas, suas celebrações de fim de ano serão seguras para todos e terão sucesso garantido.
Por Bárbara Oliveira, para a Mandala Comidas Especiais.
amei o blog
Muito Obrigada Roberta!! Ficamos muito felizes com esse feedback!