0
Massinha de modelar segura para alérgicos, celíacos e intolerantes
15.maio.2020Que criança que não ama brincar de massinha, não é? Massinha de modelar é um material lúdico incrível. Ele é flexível, fácil de usar e colorido. Permite às crianças materializarem tudo que sua imaginação inventar.
Desenvolve habilidades motoras finas, a capacidade de distinguir cores e aumenta a concentração da criança.
Por outro lado, esse material pode gerar problemas de saúde para crianças alérgicas, celíacas e intolerantes alimentares. Grande parte das marcas de massinha de modelar contém trigo, um risco para quem sofre de alergia a trigo, doença celíaca ou sensibilidade ao glúten não celíaca.
Seja pelo contato com a pele, seja pela ingestão: crianças pequenas podem levar massinha à boca ou ficar com pedacinhos dela sob as unhas, ingerindo-os acidentalmente. Podem ocorrer reações alérgicas e contaminação com vários graus de severidade.
Aproximadamente 6% das crianças com até 3 anos de idade possuem algum tipo de alergia alimentar. Em quase 90% dos casos, elas são causadas por ovo, leite, amendoim, soja, trigo, oleaginosas, peixes e crustáceos, ingredientes comuns no dia a dia infantil.
Números como esses indicam que precisamos estar atentos ao perigo nas atividades mais corriqueiras das crianças, como a hora de brincar.
O ideal é optar por massinhas livres de trigo e glúten. Mas se não conseguir achar para comprar, pode produzir em casa mesmo, sem muito esforço. Veja a receita de Andreia Luísa, publicada no site Rio sem Glúten. Nesse site, você encontra ainda outras receitas de massinha caseira e dicas de marcas seguras à venda.
Ingredientes
- Meia xícara de farinha de arroz;
- 1/4 de xícara de sal;
- 6 colheres de sopa de água;
- 1 colher de chá de óleo de girassol;
- Corante alimentício na cor desejada. Também é possível usar especiariais coloridas ou alimentos coloridos desidratados em pó (páprica, beterraba, couve, cenoura… sempre conferindo os rótulos).
Modo de preparo
Misture os ingredientes secos e vá colocando água aos poucos, até obter a textura da massinha. Acrescente o corante e, por fim, o óleo. Amasse bem para obter uma textura homogênea.
Dicas
- O ponto ideal da massinha acontece quando está maleável, mas sem grudar nas mãos. Se estiver grudenta, acrescente farinha de arroz.
- Caso utilize corante alimentício líquido, reduza a quantidade de água.
- A massinha parece muito seca ou quebradiça? Acrescente água à mistura.
- Essa massinha caseira não contém conservantes e, por isso, é perecível. Pode ser usada por 7 dias se for mantida em geladeira, envolvida em plástico.
A escola e as restrições alimentares
A Mandala Comidas Especiais preparou um guia que ajuda a minimizar os riscos de contaminação no cotidiano das crianças, sobretudo no ambiente escolar. O guia traz orientações para pais e professores, ensina a identificar problemas na alimentação recebida na escola, faz alertas sobre material de artes, e muito mais.
Leia gratuitamente nosso guia sobre Restrições Alimentares nas Escolas e descubra como tornar a rotina da criança mais segura!
AMEI TUDO QUE EU QUERIA! OBRIGADA!
oi Marcia! Que bom que gostou! No mês de julho iremos trazer mais dicas para curtir as férias escolares inclusivas!
As massinhas da Dr. Bhorest, não contem Gluten, e indico 100% pois a matéria prima base é alimenticia, para garantia a segurança de todas as crianças.