0
Maio, mês de conscientização sobre Doença Celíaca e Alergias Alimentares
27.maio.2020Restrições alimentares causam problemas que vão da exclusão social às dores e aflições físicas e psicológicas, Em muitos casos, levam a internações hospitalares e, nas reações alérgicas particularmente severas, até a morte.
Restrições alimentares causam problemas que vão da exclusão social às dores e aflições físicas e psicológicas, Em muitos casos, levam a internações hospitalares e, nas reações alérgicas particularmente severas, até a morte.
As informações superficiais que chegam ao público, quando chegam, acabam gerando mais dúvidas do que certezas. Por exemplo, confunde-se frequentemente alergia à proteína do leite de vaca com intolerância à lactose. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Há quem misture doença celíaca com algum tipo de alergia, e não é nada disso: trata-se de uma doença autoimune provocada pelo contato com alimentos e produtos com glúten, com efeitos graves e cumulativos no trato intestinal.
Trazer maior conscientização a toda a população sobre esses grandes temas de saúde pública é fundamental. Por isso, vários países concentram ações educativas no mês de maio, como forma de chamar a atenção para esses problemas. .
Maio e a WAO
A Organização Mundial da Alergia (World Allergy Organization) une especialistas em alergias de mais de 100 países para dar mais acesso à informação às pessoas que enfrentam os problemas de alergia alimentar e às pessoas que convivem com alérgicos. Trazer ao centro do debate público condições para a melhora dessas vida é uma de suas missões.
Um dos mais importantes movimentos criado pela WAO é a Semana da Alergia Alimentar. Esse evento, que ocorre anualmente desde 2011, tem como objetivo trazer ao grande público mais conhecimento sobre alergias e apresentar soluções para prevenção e tratamento, alertando principalmente sobre os perigos que as alergias alimentares podem causar.
A cada ano, a Organização Mundial da Alergia aborda novos tópicos e assuntos para abordar. Na edição 2020 do evento, que ocorrerá entre 26 de junho e 4 de julho, o tema central será “A Alergia e o COVID-19”.O foco será apresentar informações e precauções em relação aos sintomas causados pelo COVID-19, assinalando e os sintomas similares que ocorrem em doenças de origem alimentar.
Ações em maio no Brasil
No Brasil, organizações como ASBAI, Põe no Rótulo, Alergia Alimentar Brasil e Coletivo Acolhimento Alimentar vêm fazendo ao longo do mês uma enorme variedade de “lives” e campanhas de conscientização para o público final e para a classe médica.
Por sua vez, a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil e suas afiliadas estaduais lutam pela compreensão mais ampla da doença e pela inclusão das pessoas celíacas no cotidiano. Divulgam informações, receitas culinárias inclusivas e dicas para adaptar-se a uma vida totalmente sem glúten, mas com saúde. Além disso, conscientizam as pessoas sobre métodos confiáveis de diagnóstico e correto tratamento da Doença Celíaca.
Levantar todo este conjunto de problemas ao conhecimento público é emancipar e garantir os direitos de quem sofre, direta ou indiretamente, com restrições alimentares.
O envolvimento da Mandala Comidas Especiais
Foi pensando nesse contexto de restrições alimentares pouco assistidas que a Mandala Comidas Especiais nasceu, há cinco anos. Nossa missão é suprir as necessidades de alimentação desses públicos com sabor, segurança e ética. Atendemos celíacos, alérgicos, intolerantes alimentares ou pessoas que tenham sensibilidade ao glúten, leite e mais de 20 ingredientes que rastreamos e excluímos dos nossos alimentos. Nosso propósito é incluir pessoas ao excluir ingredientes.
O impulso para a fundação da Mandala Comidas foi a necessidade de uma mãe alimentar seu próprio filho alérgico múltiplo. Posteriormente foi diagnosticado também como celíaco, e a irmã mais velha, como intolerante à lactose. Por isso, a luta dessas instituições é a nossa luta. Que a cada ano mais pessoas, médicos e instituições compreendam melhor nossas necessidades!
Leia também
https://www.mandalacomidas.com.br/restricoes-alimentares-nas-escolas/