0
Como lidar com reações alérgicas severas?
12.ago.2020Se você sofre com reações alérgicas severas causadas por determinados alimentos, ou tem contato com pessoas nessa condição, deve ficar atento aos sinais de reação e saber como agir no caso de uma emergência.
Isso é especialmente importante no caso de reações alérgicas mediadas. São aquelas reações desencadeadas pelo combate de anticorpos ao alérgeno que entrou no organismo, num tempo curto (às vezes, medido em segundos). Tendem a ocorrer mais e mais com o passar dos anos. Podem ser graves a ponto de colocar a vida em risco.
As informações deste artigo foram parcialmente extraídas de nosso guia de Restrições Alimentares nas Escolas. Outras integram o Plano de Ação em Emergências criado pela equipe da Alergia Alimentar Brasil.
Sinais de alerta para reações alérgicas severas
As reações alérgicas mediadas acontecem de forma diferente de um indivíduo para outro. Tomemos como exemplo a proteína do leite de vaca. Ela pode, por exemplo, provocar urticária, inchaço de lábios e olhos, vômitos em jato ou diarreia, peito com chiado e, nos piores casos, choque anafilático, que pode levar à morte.
Em outras ocasiões, podem ocorrer mudanças repentinas na atividade cerebral. Aparecem dor de cabeça e alterações no estado de consciência (confusão mental).
Sintomas graves aparecendo em conjunto podem sinalizar anafilaxia. Trata-se de um estado crítico. Requer atenção imediata por parte de um adulto que esteja próximo.
Ações a tomar em caso de reações alérgicas severas
Abaixo, listamos ações que podem fazer a diferença em caso de reação alérgica grave:
Use a caneta de adrenalina
Se possuir, aplique uma caneta de adrenalina imediatamente na parte lateral da coxa (pode ser por cima da roupa). A caneta tem uma dose de adrenalina que impede o agravamento da crise anafilática.
Chame ajuda
Ligue para o SAMU (192) ou outro serviço de emergência. Diga que é um caso de anafilaxia. A urgência pode salvar uma vida.
Deite e erga os pés
Deite a pessoa e erga seus pés levemente. Se ela estiver com dificuldade para respirar ou estiver vomitando, deixe-a sentada. Ou deite-a de lado.
Segunda dose de adrenalina
Se, entre 5 e 15 minutos, os sintomas respiratórios ou cardiovasculares não melhorarem e você tiver acesso a outra caneta de adrenalina, aplique a segunda dose. É importante saber que sintomas de pele (dermatológicos) costumam demorar algumas horas para melhorar, mesmo com medicação adequada. Se somente os sintomas de pele persistirem, não há necessidade de repetir a adrenalina.
Vá ao hospital
Na impossibilidade de chamar o socorro, dirija-se ao serviço de emergência mais próximo, mesmo que os sintomas tenham melhorado depois dos procedimentos anteriores.
Para saber mais
Como usar a caneta de adrenalina Epipen: https://www.facebook.com/poenorotulo/videos/789099234758853/
Como usar a caneta de adrenalina Anapen: https://www.facebook.com/poenorotulo/videos/350855518801936/
Anafilaxia, na visão da Alergia Alimentar Brasil: https://alergiaalimentarbrasil.com.br/anafilaxia/o-que-e/
Artigos sobre anafilaxia no portal da ASBAI: http://asbai.org.br/category/artigos-material-educativo/anafilaxia/
Sintomas e cuidados com anafilaxia, segundo o Hospital Infantil Sabará: https://www.hospitalinfantilsabara.org.br/sintomas-doencas-tratamentos/anafilaxia/
Anafilaxia Brasil: https://www.anafilaxiabrasil.com.br/