Mandala
 

Por que o BPA não é bem-vindo na Mandala

Embalagem também é preocupação: o que você deve saber sobre BPA

Há vários fatores de segurança alimentar considerados nos produtos da Mandala. Um deles é a utilização de embalagens livres de bisfenol-A, mais conhecido como BPA. Você sabe o que é isso? Sabe por que deveria se preocupar com ele?

O bisfenol-A é uma substância química orgânica. Ele é elemento básico para a fabricação de determinados polímeros e revestimentos, principalmente policarbonato e epóxi. BPA é resistente e durável, razões pelas quais é utilizado pela indústria em uma variedade enorme de produtos. O bisfenol-A entra na produção de computadores e eletrodomésticos a brinquedos e talheres descartáveis.

Um problema de saúde pública

A OMS considera o BPA nocivo à saúde humana desde pelo menos 2010, quando um painel de especialistas emitiu um relatório sobre aspectos toxicológicos da substância. A endocrinologia classifica o BPA como um "desregulador endócrino": ele confunde os receptores celulares no organismo, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo humano. Os riscos associados incluem infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e câncer.

Bebês sofrem risco maior

As chances do BPA afetar negativamente o organismo aumenta em bebês de até 12 meses de idade, já que neles o sistema de eliminação da substância ainda não é desenvolvido. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu a resolução colegiada nº 41/2011, proibindo a partir de 1º de janeiro de 2012 a importação, fabricação e comercialização no Brasil de mamadeiras ou outros utensílios para lactentes que contenham bisfenol-A. A decisão também foi amparada por estudos que indicam que o BPA pode ser cancerígeno e causar problemas cardíacos.

É motivo mais que suficiente para não usarmos embalagens com BPA na nossa comida!

Para saber mais:

Comentário da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia sobre o bisfenol-A. https://www.endocrino.org.br/bisfenol/

Toxicological and Health Aspects of Bisphenol A (PDF em inglês).
http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44624/97892141564274_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Endocrine Disruptors: Bisphenol A and the Brain (artigo em inglês)
https://ehp.niehs.nih.gov/doi/10.1289/ehp.114-a217a

Nenhum comentário.

Comentar

SITE TEMPORARIAMENTE EM MANUTENÇÃO

Durante este período, você poderá encontrar dificuldades para finalizar sua compra.

 Se preferir, pode fazer seu pedido usando os canais abaixo:

  (11) 2476-2166

  (11) 93801-8720

  mandala@mandalacomidas.com.br