Mandala
 

Dúvidas?

Dúvidas?

Tomar cuidado com o que você e sua família comem é fundamental para a saúde de todos. Para te ajudar a fazer escolhas com segurança, respondemos abaixo a algumas perguntas que costumamos ouvir na Mandala.

Separamos as dúvidas frequentes nos seguintes temas: Produtos, Como comprar, Alergias alimentares e intolerâncias, Doença Celíaca e vivendo sem glúten, Revendas e Representações. Você pode ainda usar a ferramenta de busca abaixo, exclusiva para estes conteúdos.

Se após a leitura você ainda estiver com dúvidas, entre em contato com a gente e faremos todo o possível para ajudar.

  • Produtos
  • A comida da Mandala é sem glúten?

    Sim! Nossa cozinha é exclusiva para produtos sem glúten. Não entra nada com glúten ou traços nela. Também não utilizamos insumos que possam ter contato com glúten. Do mesmo modo os produtos não contém trigo.

  • A comida tem lactose?

    Não. Nenhum leite de origem animal entra na nossa cozinha, portanto, não entra lactose nos nossos produtos. Também não utilizamos insumos que possam ter contato com lactose. Do mesmo modo os produtos não contém proteína do leite (caseína).

  • A comida tem proteína do leite?

    Não. Na nossa cozinha não entra leite de origem animal, portanto a proteína do leite não entra também. Também não utilizamos insumos que possam ter contato com proteína do leite. Do mesmo modo os produtos não contém lactose ou caseína.

  • A comida tem caseína?

    Não. Caseína é a proteína do leite. Como não entra leite de origem animal na nossa cozinha, não entra caseína na cozinha. Também não utilizamos insumos que possam ter contato com caseína. Do mesmo modo os produtos não contém lactose.

  • Vocês usam óleo de soja?

    Não. Usamos apenas óleo de girassol e azeite de oliva.

  • A comida tem lecitina de soja?

    Não. Não utilizamos soja de nenhum modo. Nem mesmo óleo de soja ou lecitina de soja.

  • A comida tem amendoim ou castanhas?

    Não. Nossa cozinha não utiliza amendoim, castanhas, pistaches, nozes, pecãs, avelãs, pinolis, amêndoas, macadâmias, castanhas de caju ou castanhas do Pará. Também não utiliza insumos que tenham tido contato com esses itens.

  • A comida tem ovo?

    Não. Nossa cozinha não utiliza ovos de nenhum animal. Também não utiliza insumos que tenham tido contato com ovo.

     

  • A comida é feita com gordura trans?

    Não. Nossa cozinha não utiliza insumos com gordura trans.

  • A comida tem glutamato monossódico?

    Não. Nossa cozinha não utiliza glutamato monossódico, nem utiliza insumos que tenham tido contato com glutamato monossódico.

  • Vocês utilizam milho na comida?

    Milho não é ingrediente em nenhuma das nossas receitas.

  • Se vocês não usam milho, por que não rotulam a ausência desse ingrediente?

    Porque nenhum dos nossos fornecedores fornece laudos confirmando a inexistência de milho na produção ou transporte. Por isso, não podemos rotular a ausência do milho.

  • Se vocês excluem tantos ingredientes comuns, afinal, o que vocês usam nas suas comidas?

    Quando a vida trouxe um desafio para nossa fundadora, que queria seguir amamentando um bebê alérgico múltiplo severo, havia duas opções: comer arroz, frango grelhado e abobrinha refogada todos os dias por meses a fio ou encarar o desafio e criar novas receitas.

    Usamos variados ingredientes e muita criatividade na cozinha para conseguir uma paleta de sabores rica e apetitosa. Por exemplo, usamos farinha de arroz e massa de grão de bico, diversos legumes, especiarias como alecrim, tomilho e manjericão, grãos como quinoa, chia e linhaça, óleo de girassol e azeites de boa procedência.

    Jamais utilizamos, porém, saborizantes artificiais, caldos de caixinha, temperos em sachê, açúcar refinado e corantes ou conservantes artificiais. De modo geral, se todo mundo sabe que aquilo é uma porcaria, a gente não usa.

    Somos criativos na cozinha e buscamos o melhor sabor e textura possíveis, sem perder o foco na segurança alimentar.

  • Os ingredientes são orgânicos?

    Quando possível, adquirimos insumos com certificação de “orgânicos” para a cozinha. Mas não fazemos nossa comida baseada em insumos orgânicos. O foco é usarmos produtos rastreados para glúten e alergênicos. Nem sempre um alimento orgânico atende a esses requisitos.

  • Por que vocês excluem castanhas? Elas são tão saudáveis!

    Nosso critério de eleição de ingredientes é a alergenicidade. Os 8 grupos principais de ingredientes excluídos são responsáveis por 90% das alergias alimentares no mundo. É por isso que não utilizamos leite, ovos, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e crustáceos, num total de 20 alergênicos -- além de cortarmos o glúten e impedirmos o contato com látex.

  • Por que vocês excluem peixes? Eles são tão saudáveis!

    Nosso critério de eleição de ingredientes é a alergenicidade. Os 8 grupos principais de ingredientes excluídos são responsáveis por 90% das alergias alimentares no mundo. É por isso que não utilizamos leite, ovos, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e crustáceos, num total de 20 alergênicos -- além de cortarmos o glúten e impedirmos o contato com látex.

  • Por que vocês excluem ovos? Eles são tão saudáveis.

    Nosso critério de eleição de ingredientes é a alergenicidade. Os 8 grupos principais de ingredientes excluídos são responsáveis por 90% das alergias alimentares no mundo. É por isso que não utilizamos leite, ovos, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e crustáceos, num total de 20 alergênicos -- além de cortarmos o glúten e impedirmos o contato com látex.

  • Por que vocês excluem leite? Ele é fundamental para o cálcio em nosso corpo.

    Nosso critério de eleição de ingredientes é a alergenicidade. Os 8 grupos principais de ingredientes excluídos são responsáveis por 90% das alergias alimentares no mundo. É por isso que não utilizamos leite, ovos, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e crustáceos, num total de 20 alergênicos além de cortarmos glúten e contato por látex.

    Com um bom acompanhamento médico e/ou nutricional, o cálcio pode ser mantido em níveis adequados por meio de outros recursos.

  • Comer sem glúten emagrece?

    Nosso critério para seleção de ingredientes não é redução de calorias, e sim alergenicidade. Glúten e trigo são alergênicos e por isso não entram em nossos pratos. Para discutir dietas alimentares, procure orientação de um médico ou nutricionista. Intuímos que, se você comer várias unidades de nossas coxinhas e croquetes nas refeições, ainda mais se forem fritas, será difícil emagrecer. 😉

  • Qual é a validade dos produtos?

    Nossa comida congelada possui validade de até 180 dias a contar da data de fabricação, desde que mantidos a uma temperatura de -18ºC ou menor (freezer).


  • Os produtos estão prontos para consumo?

    Todos os nossos produtos estão prontos para consumo, exceto os salgados (coxinhas, croquetes, tostex e bolinhas). Verifique as informações na embalagem.

  • A embalagem faz mal a saúde?

    O contato da nossa embalagem com a nossa comida é totalmente seguro. Nossas embalagens são fabricadas a partir de polímeros adequados para embalar alimentos desde seu congelamento até seu aquecimento. Elas mantêm suas características em temperaturas desde -40°C até 140°C.

    São livres de BPA (Bisfenol A, plástico que faz mal à saúde), com todos os laudos de não migração de plásticos, tintas ou toxinas. Seguem parâmetros exigidos pela ANVISA (Brasil), FDA (Estados Unidos) e União Europeia.

    Os alimentos podem ser aquecidos na própria embalagem em banho-maria, micro-ondas e vapor, sem interferência no sabor.

    Deve-se tomar cuidado com fragmentos que eventualmente surjam na perfuração do selo plástico e caiam na comida. O plástico das embalagens não é comestível e não deve ser ingerido.

    Recomendamos sempre que as embalagens sejam descartadas no lixo reciclável.

  • A embalagem protege contra contaminação cruzada?

    Nossas embalagens permitem que o alimento contido nelas seja aquecido com apenas pequenos furos para saída do vapor. Isso reduz ao mínimo o risco de contaminação. Esta solução tem sido utilizada por hospitais e clientes corporativos com sucesso, sem incidentes reportados.

  • A embalagem é reciclável?

    Nossas embalagens são recicláveis. O planeta agradece se reciclá-las.

  • A embalagem pode ir ao micro-ondas?

    Sim. A embalagem é apropriada para uso em micro-ondas e resiste a temperaturas até 140ºC. A comida da Mandala pode ser aquecida em micro-ondas na sua própria embalagem, exceto quando o produto requerer finalização após aberto -- caso dos salgados empanados, por exemplo. Nesses casos, o uso do micro-ondas não é recomendado para aquecimento. Siga o “Modo de Preparo” constante da embalagem e em nosso site.

  • Não há nenhum risco de contaminação cruzada, então?

    Dentre os 21 ingredientes rastreados (glúten, leite, ovos, soja, etc) garantimos que não há contaminação cruzada. Eles não entram em nossa cozinha e só compramos insumos de quem garante que não haja contaminação, mesmo durante o transporte.

    Já dentre os insumos utilizados em nossa cozinha, só seria possível eliminar totalmente o risco de contaminação cruzada se utilizássemos equipamentos 100% novos a cada lote de produção da comida, o que é inviável. Mas o nível de risco, com as medidas que tomamos, é mínimo. Portanto, famílias que não possam consumir ingredientes como arroz, batata, mandioca, banana, gergelim, alho, cenoura, maçã, pera, especiarias, etc, devem saber que tomamos rigorosos cuidados na higienização mas devem avaliar consumir ou não nossos produtos.

  • Os produtos de vocês são adequados para fenilcetonúricos?

    Alguns produtos nossos são consumidos por esse público. Avalie com seu médico ou nutricionista nosso cardápio. Nele você encontrará toda a listagem de ingredientes e informação nutricional necessária para uma devida orientação.

     

  • Os produtos de vocês são adequados para autistas?

    Alguns produtos nossos são consumidos por esse público. Avalie com seu médico ou nutricionista nosso cardápio. Nele você encontrará toda a listagem de ingredientes e informação nutricional necessária para uma devida orientação.

     

  • Os produtos de vocês são adequados para celíacos?

    Sim. Devido ao nosso rígido controle de glúten e contaminação cruzada, nossos produtos são adequados para celíacos.

  • Os produtos de vocês são adequados para alérgicos?

    Sim. Devido ao nosso rígido controle de 20 alergênicos e contaminação cruzada, os produtos da Mandala são adequados para alérgicos.

  • Os produtos de vocês são adequados para intolerantes?

    Sim. Devido ao nosso rígido controle de 20 alergênicos e contaminação cruzada, os produtos da Mandala são adequados para quem possui intolerância alimentar.

  • Tenho uma dieta específica passada pela minha nutricionista. Podem me ajudar?

    Escreva para sac@mandalacomidas.com.br para avaliarmos.

  • Como comprar
  • Existe pedido mínimo?

    Para compras feitas no site, o pedido mínimo é de R$ 50 (cinquenta reais) em produtos. O custo do frete não conta para esse pedido mínimo.

    Para compras feitas pessoalmente na loja de fábrica, não há pedido mínimo.

  • Qual é a região de entrega?

    Entregamos nossos produtos congelados num total de 47 municípios localizados a até 100 km de São Paulo (SP). Basta colocar seu CEP na hora da compra para saber se sua região é atendida, e quais são as opções de frete. 

    Caso a sua cidade não seja atendida, é possível comprar pelo site e retirar os produtos comprados em nossa loja de fábrica.

  • Qual o valor da taxa de entrega?

    Para pedidos feitos pelo nosso site, a taxa de entrega varia conforme a distância entre a Mandala e seu endereço. Ela é calculada pelo site no momento do pedido, levando em consideração o seu CEP. Alguns CEPs possuem mais de uma opção de frete, cada qual com sua expectativa de prazo e de custo.

  • Qual é o prazo de entrega?

    O prazo de entrega varia de acordo com o endereço de destino e começa a contar após o pagamento de seu pedido ser aprovado.

    O prazo para entrega de alimentos congelados é de até 2 dias úteis a contar da aprovação do pagamento do seu pedido. Para alguns CEPs, é possível receber o pedido aos domingos.

  • Qual o horário das entregas?

    Para entrega de produtos congelados, a Mandala trabalha com duas faixas de horário: manhã (9h às 12h) e tarde (13h às 18h). Não podemos precisar horários mais do que isso. É importante ter alguém no endereço de entrega para receber no dia marcado.

    Para alguns CEPs, é possível optar pelo recebimento aos domingos, das 7h às 19h.

  • É preciso ter alguém para receber o pedido no momento da entrega?

    Para pedidos de produtos congelados, é necessária a presença de uma pessoa no endereço de entrega que possa receber os produtos e imediatamente colocá-los num congelador ou freezer. Não é recomendável deixá-los na portaria devido ao descongelamento.

    Se um porteiro ou zelador receber os produtos, a Mandala não se responsabilizará pela integridade dos alimentos após a entrega, não cabendo troca ou devolução de produtos nem restituição de valor pago. A responsabilidade da Mandala sobre a qualidade do produto, perante ao quesito de temperatura, acaba no momento da entrega, que será registrada em planilha de controle com nome, RG e horário da entrega.

    Caso não haja uma pessoa no local de entrega, ou não houver atendimento à campainha ou interfone, a Mandala tentará um contato por telefone para viabilizar o recebimento. Se ninguém se apresentar para receber os produtos, eles serão descartados, não cabendo ressarcimento de valores ou crédito para futuras compras.

    Veja mais detalhes na nossa página de Termos de Uso.

  • Se eu não estiver em casa no momento da entrega, o pedido pode ficar na portaria?

    Para pedidos de produtos congelados, é necessária a presença de uma pessoa no endereço de entrega que possa receber os produtos e imediatamente colocá-los num congelador ou freezer.

    Não é recomendável deixá-los na portaria devido ao descongelamento. Se um porteiro ou zelador receber os produtos, a Mandala não se responsabilizará pela integridade dos alimentos após a entrega, não cabendo troca ou devolução de produtos ou valor pago nesse caso. A responsabilidade da Mandala sobre a qualidade do produto, inclusive quanto à temperatura, acaba no momento da entrega. Para fins de controle, o entregador anotará o nome e RG ou CPF da pessoa que recebeu o pedido, bem como o horário da entrega.

    Caso não haja uma pessoa no local de entrega, ou não houver atendimento à campainha ou interfone, a Mandala tentará um contato por telefone para viabilizar o recebimento. Se ninguém se apresentar para receber os produtos, eles serão descartados, não cabendo ressarcimento de valores ou crédito para futuras compras.

  • Posso agendar minha entrega?

    Você pode mandar um e-mail para sac@mandalacomidas.com.br logo após fazer seu pedido de produtos congelados. Não se esqueça de escrever o número do pedido informado pelo nosso sistema. Você pode agendar a entrega para uma data no mínimo 7 (sete) dias à frente do dia em que seu pedido foi confirmado.

  • Quais as formas de pagamento?

    Pelo e-commerce do nosso site, os pagamentos devem ser feitos com cartão de crédito. Aceitamos Visa, MasterCard, AmEx, Diners, Elo, Hipercard, JCB e Aura.

    Na loja de fábrica, é possível pagar com dinheiro e cartões de débito ou crédito Visa ou MasterCard.

  • Posso parcelar no meu cartão de crédito?

    Não. Infelizmente, não podemos parcelar pagamentos.

  • Posso pagar por depósito bancário?

    Na loja de fábrica, é possível pagar por depósito bancário feito previamente à entrega.

    Não é possível pagar por depósito bancário para compras feitas pelo site.

    Pedidos feitos via Spoonrocket seguem estritamente as políticas do site Spoonrocket em tudo o que se refere a pagamento. Consulte.

  • Posso pagar usando VR ou VA?

    Não. Infelizmente, não aceitamos esses meios de pagamento.

  • Como faço o meu pedido?

    Você precisa criar uma conta de usuário no site da Mandala para fazer pedidos. Vá para a página inicial do site e clique em "cadastre-se", no alto à direita. Após criar sua conta de usuário, deve logar no site usando seu nome de usuário e senha. Uma vez logada, poderá escolher seus produtos, conferir seu carrinho de compras e fazer o pagamento com cartão de crédito. Depois, basta acompanhar nossos e-mails informando sobre a entrega.

  • Vocês funcionam como restaurante?

    Não, não temos serviço de restaurante. Mas é possível comprar produtos congelados para comer em casa.

    Em nossa sede, funciona uma loja de fábrica aonde você pode comprar nossos produtos congelados. O horário desse atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.

  • Alergias alimentares e intolerância
  • O que é alergia alimentar?

    Uma alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico produz anticorpos como resposta à proteína de um determinado alimento.  O contato com esse alimento, mesmo em quantidades ínfimas, pode produzir sintomas que vão do desconforto (pruridos, eczemas, indigestão, sinusites) ao risco de vida (fechamento da garganta ou inchaço da língua, impedindo a passagem de ar). Para diagnóstico das alergias alimentares são utilizadas dietas de restrição alimentar e testes de laboratório.

  • O que é intolerância alimentar?

    Intolerância alimentar é uma reação negativa do corpo a um determinado alimento, que não chega a causar uma resposta do sistema imunológico. Os sintomas podem levar até três dias para aparecer, tornando a intolerância difícil de diagnosticar com precisão. Dietas de restrição e testes clínicos são as ferramentas mais usadas para o diagnóstico. Embora não cheguem a causar risco de vida, os sintomas podem ser severos, como desconforto gástrico, dores de cabeça e fadiga crônica.

  • Acho que tenho alergia a um determinado alimento, mas não tenho certeza. Vocês podem me ajudar?

    Como não somos médicos, não podemos fazer aconselhamento clínico. Recomendamos que procure um profissional de saúde especializado (médico alergista, médico gastroenterologista, médico endocrinologista ou nutrólogo) para fazer uma avaliação e exames necessários ao diagnóstico.

  • Doença celíaca e vivendo sem glúten
  • O que é doença celíaca e como é diagnosticada?

    Doença celíaca é uma doença autoimune que se manifesta quando indivíduos com predisposição genética consomem glúten. Cerca de 1% da população mundial possui essa predisposição.

    Os sintomas variam em natureza (podem ocorrer diarréia, erupções de pele e/ou enxaqueca) e gravidade. Sem tratamento, a doença celíaca pode acarretar osteoporose, infertilidade e anemia. Além disso, facilita o surgimento de outras doenças autoimunes e amplia o risco de câncer no aparelho digestivo.

    O único tratamento é preventivo: uma dieta estritamente livre de glúten por toda a vida.

    A doença celíaca é uma das condições mais mal-diagnosticadas que existem. É frequentemente confundida com síndrome do intestino irritado, síndrome de fadiga crônica, fibromialgia, úlceras e até distúrbio de ansiedade. O diagnóstico é feito com uma combinação de exame de sangue e biópsia do intestino delgado. Converse com seu médico se os sintomas descritos se encaixarem com o que você sente.

  • O que é glúten?

    Glúten é uma proteína encontrada em trigo, centeio e cevada. É utilizada principalmente em produtos de padaria, mas aparece também em alimentos preparados, alguns insuspeitos, como molho shoyu e alcaçuz (ambos feitos a partir de trigo). Pessoas com doença celíaca e outras formas de intolerância ao glúten devem evitar comida com glúten para não sofrer complicações de saúde.

    É muito fácil ocorrer uma contaminação de glúten em outros alimentos, por isso é importante que as pessoas afetadas por ele comam alimentos demonstradamente sem glúten. Melhor ainda se esses alimentos forem produzidos numa cozinha exclusivamente dedicada a eles, como a nossa, garantindo o máximo de rigor no controle de qualidade.

  • Como descubro quais comidas contêm glúten?

    Por lei, todos os produtos alimentícios comercializados no Brasil devem rotular a presença de glúten. Procure por essa informação na embalagem, antes de comprar.

    Glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio e cevada. É utilizada principalmente em produtos de padaria, mas aparece também em alimentos preparados, alguns insuspeitos, como molho shoyu e alcaçuz (ambos feitos a partir de trigo).  Cervejas feitas à base de trigo ou cevada naturalmente contém glúten.

    Todos os alimentos feitos na Mandala são livres de glúten e 20 alergênicos, e portanto, seguros para o consumo de quem segue dietas sem glúten.

    Vale ressaltar que alimentos sem trigo não são necessariamente alimentos sem glúten.

  • Os produtos da Mandala são sem glúten ou sem trigo?

    Os produtos da Mandala não têm trigo, nem glúten. Nossa comida é produzida sem trigo e sem outras fontes de glúten, tais como centeio e cevada. A produção é feita inteiramente numa cozinha exclusiva, com equipamentos e utensílios que nunca tiveram contato com glúten. Exigimos dos nossos fornecedores laudos por escrito atestando a ausência de glúten de suas cadeias de produção, armazenagem e entrega.

  • Revendas e Representações
  • Tenho um espaço e gostaria de comercializar os produtos da Mandala. Como faço?

    A Mandala revende produtos apenas por meio de lojas físicas devidamente legalizadas, com CNPJ ativo e CNAE adequado ao comércio de alimentícios. Entre em contato com mandala@mandalacomidas.com.br e fale sobre seu negócio e suas intenções. Encaminhe também a razão social da sua empresa e o número do CNPJ.

  • Como faço para me tornar um representante dos produtos da Mandala?

    A Mandala não trabalha com representantes.

  • Como faço para me tornar um distribuidor dos produtos da Mandala?

    A Mandala não trabalha com distribuidores.

  • Como faço para revender produtos da Mandala?

    Para ser um revendedor dos produtos Mandala, é preciso:

    1) ter CNPJ com situação "ativa" e CNAE compatível com a atividade de comércio de alimentos.

    2) ter loja física (própria ou franqueada) vinculada a esse CNPJ.

    3) garantir toda a cadeia fria (transporte, armazenamento e PDV) com temperatura igual ou inferior a -18°C.

    Se sua empresa reúne essas características, entre em contato pelo e-mail  mandala@mandalacomidas.com.br e vamos conversar!

  • Como faço para abrir uma franquia da Mandala?

    A Mandala não é franqueadora e não está buscando franqueados para sua marca.

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Durante este período, você poderá encontrar dificuldades para finalizar sua compra.

 Se preferir, pode fazer seu pedido usando os canais abaixo:

  (11) 2476-2166

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  mandala@mandalacomidas.com.br